Em um esforço contínuo para fortalecer a rede de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) abriu 150 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), somente em 2023. Os leitos estão distribuídos entre neonatais (53), pediátricos (41) e adultos (56). A iniciativa tem impacto direto no aumento da capacidade de atendimento, proporcionando não apenas a ampliação do suporte a pacientes críticos, mas também impulsionando a realização de cirurgias eletivas.
“É muito melhor para o paciente receber o tratamento na sua região, mais perto de casa e da família. É para isso o nosso esforço e a nossa determinação, para ampliar os atendimentos e encurtar as distâncias”, frisa o governador Jorginho Mello.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, destacou o compromisso da gestão em reforçar a assistência à saúde em todo o estado. “Estamos buscando ativar todos os leitos possíveis dentro da rede hospitalar própria e da rede hospitalar conveniada, para isso, estamos trabalhando intensamente em parceria com os hospitais e as Secretarias Municipais de Saúde”, afirma a secretária.
Com a previsão da entrega de mais 20 leitos, a iniciativa totalizará 170 novas unidades. Os leitos foram destinados a hospitais de diversos municípios catarinenses, abrangendo Araranguá, Blumenau, Brusque, Itajaí, Lages, Mafra, São José e Sombrio.
Diversas regiões catarinenses foram beneficiados, sendo elas:
Extremo Sul Catarinense
Araranguá: 8 leitos neonatais no Hospital Regional Affonso Guizzo
Sombrio: 10 leitos pediátricos e 8 leitos para adultos no Hospital Dom Joaquim
Vale do Itajaí
Blumenau: 12 leitos neonatais no Hospital Santa Catarina e 10 neonatais no Hospital Santo Antônio.
Brusque: 21 leitos pediátricos, 10 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Imigrantes, além de 6 neonatais e 10 leitos para adultos no Hospital Azambuja
Foz do Rio Itajaí
Itajaí: 20 leitos para adultos e previsão de abertura de 10 neonatais no Hospital e Mat. Marieta Konder Bornhausen, além de 10 leitos pediátricos no Hospital Pequeno Anjo
Serra Catarinense
Lages: 6 leitos neonatais no Hospital Tereza Ramos.
Planalto Norte
Mafra: 1 leito neonatal no Hospital Maternidade Catarina Kuss e 8 leitos para adultos no Hospital São Vicente (com a previsão de abertura de mais 2 leitos adultos).
Grande Florianópolis
São José: 10 leitos neonatais no Hospital Regional de São José.
Meio Oeste
Caçador: O Hospital Maicé tem a previsão de abertura de 8 leitos para adultos.
Fonte: Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina