Com o início da coleta e tratamento de esgoto no Bairro Canta Galo, em Rio do Sul, a Casan reforça boas práticas para uso dessa infraestrutura. Uma das orientações é de que imóveis autorizados a fazer a conexão ao sistema podem desativar as estruturas internas de fossa, filtro e sumidouro.
A orientação é desviar a tubulação interna para a Caixa de Inspeção (CI) instalada pela Casan na calçada, em frente ao imóvel. Após essa ligação, que é responsabilidade do morador, é recomendável desativar e enterrar todos os equipamentos internos (fossa/filtro/sumidouro).
Ainda que exija um investimento inicial, moradores atendidos com coleta e tratamento de esgoto contam com diversos benefícios. Além de contar com um sistema mais eficiente para depuração do esgoto, o que vai valorizar o imóvel, o morador vai evitar a formação de gases e possíveis infiltrações em seu imóvel e no ambiente (tanto no solo como na água subterrânea).
O procedimento também trará benefícios como a redução de gastos com a limpeza que precisa ser realizada periodicamente pelos caminhões limpa-fossa.
A Casan alerta que a conexão ao sistema de esgotamento sanitário só deve ser realizada após a autorização. Imóveis que não estejam contemplados pelo serviço devem manter sua fossa, filtro e sumidouro.
Para mais informações sobre a ligação no sistema de esgoto, acesse o site da Casan, no link “Ligação de Esgoto”.