Até o momento 54 municípios registraram ocorrências em virtude das condições meteorológicas desta semana. Há registros de chuvas intensas, alagamentos, deslizamentos e granizo que atingiram residências, estradas e centros urbanos. A Defesa Civil de Santa Catarina reforça que todas as regiões do estado permanecem em atendimento por meio das equipes municipais contando com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Assistência Social e demais estruturas do Governo do Estado.
Até a manhã desta quinta-feira (5) o Corpo de Bombeiros Militar atendeu 111 ocorrências relacionadas com as chuvas intensas e volumosas que atingiram SC desde a terça-feira (3). A previsão da Defesa Civil aponta para o retorno da chuva intensa ao estado de Santa Catarina nesta sexta, sábado e domingo.
Os temporais vem acompanhados com intensas rajadas de vento e eventual queda de granizo, que podem provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. Entre a noite de sexta e sábado, as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm.
No domingo (8), os índices elevados de chuva se espalham para as demais regiões de Santa Catarina, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas, inundações graduais e deslizamentos. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas, inundações graduais e deslizamentos.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Armando, comenta sobre as ações de atendimento aos municípios atingidos e reforça o alerta para que os cuidados sejam mantidos nos próximos dias, em razão da previsão de novas chuvas volumosas para o fim de semana.