76% dos brasileiros não têm habilidades digitais básicas, diz o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Artur Coimbra. Para ele, é preciso articular parcerias com o setor privado para promover a educação digital no país.
Segundo Coimbra, só 24% dos brasileiros têm habilidades digitais básicas, categoria que compreende as habilidades de anexar documentos em e-mails e baixar aplicativos. A média do país está abaixo da média da América Latina (29%) e dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) (64%).
Os dados apresentados por Coimbra são do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). No caso de habilidades intermediárias, o índice brasileiro fica ainda mais atrás. Apenas 11% da população brasileira tem essa capacidade, enquanto a média sobe para 40% na OCDE e 21% na América Latina.
Na visão de Coimbra, a melhor forma de aumentar o índice de educação digital é atrair as empresas privadas que detém o conhecimento da tecnologia e aprimorar os canais de contato com a população para disseminar esse conhecimento.