A Pesquisa de Resultado de Vendas Natal da Fecomércio de 2023 confirmou a percepção de que a data, novamente, seria boa para o comércio. A variação do faturamento em comparação com o Natal do ano de 2022 foi, em média, de 0,8%, e em relação aos demais meses do ano foi de 15,8%.
Embora, o ticket médio tenha recuado 7,6% diante do de 2022, em termos nominais, ao atingir os R$ 448,26, ele foi o segundo maior registrado entre as datas comemorativas de 2023, ficando atrás apenas do da Black Friday (R$ 582,89). Em termos reais, ao se considerar a inflação oficial acumulada dos últimos 12 meses, o ticket médio de 2023 é 11,8% inferior ao de 2022.
A amostra foi de 388 empresas entrevistadas. As perguntas foram realizadas durante os dias 26 de dezembro e 03 de janeiro, divididas entre as cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. A amostra foi estratificada por um conjunto de setores representativos do perfil do comércio das cidades.
O relatório completo está no site fecomercio-sc.com.br