O presidente Lula deve vir a Santa Catarina em março para lançar o edital da concessão definitiva do Porto de Itajaí, por um período de 35 anos. Também será feito um evento de reinauguração, já que será feita a assinatura da concessão temporária.
O Porto de Itajaí está há um ano sem receber escalas regulares de contêineres, desde que acabou o contrato de arrendamento com a APM Terminals. O leilão de concessão deveria ter sido concluído em 2022.
A vinda de Lula foi confirmada pelo presidente do Sebrae, Décio Lima. “Eu administrei o Porto de Itajaí na gestão do presidente Lula e transformamos em um porto cinco estrelas, com a segunda maior movimentação de produtos de valor agregado do país, exportador de proteínas produzidas em Santa Catarina para todo o mundo e hoje ver o Porto parado, há um ano, por descaso do governo Bolsonaro e de seus aliados no Estado é inadmissível”, disse Lima nas redes sociais.
A nova empresa que irá administrar as operações no Porto de Itajaí até 2025 será a Mada Araújo Asset Management, que foi a vencedora do edital lançado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).