Com a proposta de continuar investindo no desenvolvimento do futebol profissional e na revelação de talentos em Rio do Sul, a Prefeitura de Rio do Sul, através da Fundação Municipal de Desportos (FMD) renovou a parceria com as categorias de base do Santa Catarina Clube. Os trabalhos para 2024 contam com quatro profissionais, que já realizam o planejamento de atividades do ano.
Além do coordenador das categorias, Fernando Moraes, também fazem parte do projeto o técnico Gilmar Silva, o auxiliar e preparador físico Ricardo Mello, o Japa e o treinador de goleiros João Ricardo Donschen. Os quatro também auxiliam o projeto profissional da equipe adulta, fazendo parte das ações da equipe, além de fazer a transição de alguns garotos da base que integram e treinam na equipe profissional. Em 2023 três atletas se destacaram e já estão jogando por equipes em São Paulo, como União Suzano e Grêmio Novo Horizontino.
Além da contratação dos profissionais, o poder público auxilia na aquisição de bolas, espaço para treinos, transportes e outros investimentos para manutenção do projeto.
Os trabalhos começam com a indicação e captação de talentos dos polos de futebol da FMD nos bairros, com os atletas ingressando nos treinos de rendimento que acontecem de três a cinco vezes por semana no Estádio Municipal Alfredo João Krieck. Atletas a partir dos 13 anos iniciam nos treinos de rendimento, que são específicos para grupos fechados de atletas, que são avaliados pela comissão técnica.
“Os treinos de rendimento são diferentes das escolinhas de iniciação. No rendimento é outra preparação, desde condicionamento físico, até a parte técnica que é mais cobrada, então fica e participa do grupo realmente quem tem qualidade para estar participando, já visando é claro um futuro como atleta”, explicou o coordenador da modalidade, Fernando Moraes.
Além das competições regionais representando Rio do Sul, como a Jimavi, os atletas disputam ainda os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Para 2024 a equipe deverá participar da Copa Santa Catarina e do Campeonato Catarinense em categorias a ser definida.
O diretor técnico da FMD, Sérgio Luis Schlemper, ressaltou que a parceria com o Santa Catarina é importante ajudar a estruturação do clube em Rio do Sul. “Todo projeto sólido inicia nas categorias de base, como todos grandes clubes fazem. Em Rio do Sul é um trabalho novo, mas que desponta pelos resultados, se estrutura a cada temporada. Em 2024 temos certeza que os resultados serão ainda melhores”, comentou.