O tempo em Santa Catarina apresenta instabilidades desde a manhã desta sexta-feira (19) em partes do Centro ao Leste do Estado. De acordo com a Defesa Civil, estas instabilidades devem se intensificar ao longo do dia por conta do deslocamento de uma frente fria aliada à aproximação de um ciclone extratropical na costa catarinense, segundo a Defesa Civil do Estado.
O alerta do ciclone ascende atenção total para chuvas fortes e intensas com acumulados de até 60mm ao dia e ventos de 100 km/h (Foto: Reprodução / Nasa)
Ciclone extratropical pode trazer chuvas fortes e ventos intensos
A Defesa Civil emitiu um alerta para fortes chuvas, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, haverá a possibilidade de fortes ventos que se aproximam de 100 km/h.
A área de influência das novas tempestades abrange a Grande Florianópolis, além do Vale do Itajaí e as regiões Oeste, Norte e Sul catarinense.
A área de influência das novas tempestades abrange a Grande Florianópolis, além do Vale do Itajaí e as regiões Oeste, Norte e Sul catarinense (Imagem: Inmet / Divulgação)
Chuvas iniciam pelo Oeste de Santa Catarina
Conforme a Defesa Civil, as chuvas e temporais devem iniciar já pela manhã em áreas do Grande Oeste, intensificando-se em função do calor nas áreas próximas ao Paraná da tarde para noite, podendo afetar outras áreas do Estado de forma mais isolada neste período.
O amanhecer de sexta-feira será abafado com marcas entre 18°C e 21°C no Meio-Oeste, planaltos e Alto Vale e de 21°C a 25°C nas demais áreas.
Alerta emitido pela Defesa Civil de SC (Imagem: Reprodução / Defesa Civil)
À tarde, temperaturas apresentam elevação, variando de 24°C a 30°C entre o Meio-Oeste e Planalto Sul, 30°C a 34°C no Litoral Sul, Extremo-Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis e de 33°C a 37°C entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Sábado terá combo climático caótico para Santa Catarina
No sábado (20), a aproximação de uma nova frente fria pela costa a partir do Rio Grande do Sul, somado a circulação de umidade gerada pela atuação de um Ciclone Extratropical em alto mar e a influência de uma área de baixa pressão no interior do continente, mantém a atmosfera instável no Estado.
Tempestade Ophelia causou estragos em Nova York (Foto: National Hurricane Center / Reprodução)
O dia inicia com tempo nublado, intercalando com algumas aberturas de sol e com momentos de chuva fraca a moderada pelo Estado. Entre a tarde e à noite, as instabilidades atmosféricas intensificam, ocasionando pancadas de chuva e temporais isolados em todas as regiões.
As temperaturas mínimas variam entre 17°C na Serra e 26°C no Litoral Norte e as máximas oscilam entre 26°C e 31°C em todo o Vale do Itajaí e no Litoral Norte, variando entre 25°C e 33°C pelo Estado, com exceção das áreas de maior altitude, onde ficam menores.
Domingo apresenta melhora no tempo em Santa Catarina?
No domingo (21), o deslocamento da frente fria para o Sudeste do país e a aproximação de um centro de alta pressão atmosférica pelo Litoral do Rio Grande do Sul favorece a diminuição da instabilidade no Estado.
Tempo apresenta leve melhora no domingo em Santa Catarina (Imagem: Defesa Civil / Divulgação)
Entretanto, esse sistema que deve transportar umidade do oceano para o estado através dos seus ventos de sudeste, ainda favorece maior cobertura de nuvens com a ocorrência de pancadas de chuva ocasionais intercalados com períodos de melhoria.
Eventualmente, a chuva ainda pode ocorrer acompanhada de trovoadas e ser pontualmente intensa com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
Com o ingresso de ar mais ameno associado ao sistema de alta pressão, as temperaturas apresentam diminuição na madrugada variando entre 14°C e 18°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e de 18°C a 22°C nas demais áreas.
À tarde, os termômetros oscilam entre 25°C e 32°C no Grande Oeste, 24°C a 28°C no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte e entre 16°C a 23°C nas áreas de maior altitude.
Fonte: Luiz Fernando Dresch / ND+