A Secretaria de Saúde de Rio do Sul manterá em 2024, o serviço complementar de apoio para as famílias e crianças recém-nascidas que contribui para o desenvolvimento, a saúde e a qualidade de vida. O programa Crescer, que trata de crianças de 0 a 3 anos de idade através da Puericultura Multidisciplinar, é oferecido em 14 unidades de saúde do município e contribui com o desenvolvimento e o bem-estar das crianças desde o nascimento.
Em 2023, por exemplo, o programa foi responsável por 9,7 mil atendimentos de crianças de 0 a 3 anos de idade, além do acompanhamento integral das famílias. Com pelo menos seis áreas profissionais distintas.
Durante o atendimento, é possível tirar dúvidas sobre os cuidados com os pequenos, verificar a saúde, receber orientações para melhor estimular seu desenvolvimento do corpo, da comunicação, hábitos alimentares, entre outros, além de avaliar e encaminhar possíveis disfunções precocemente como amamentação, alimentação, atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, avaliação da fala, língua presa, além de ser um momento de escuta e acolhimento da família e cuidadores.
As unidades que tem atendimento do Programa Crescer são as dos bairros Barragem, Bela Aliança, Boa Vista, Bremer, Budag, Canoas, Canta Galo, Fundo Canoas, Laranjeiras, Progresso, Rainha, Santa Rita, Santana e Taboão.
O serviço é oferecido no mesmo dia do atendimento médico na unidade, e tem o envolvimento de profissionais de diversas áreas, como nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e odontologia.