Cerca de 60 pessoas, entre empresários e representantes de diversos setores, como tecnologia, metalmecânico, educação, saúde e poder público participaram do 1º Encontro do Ecossistema de Inovação do Alto Vale de 2024, que aconteceu na tarde de quarta-feira (31).
Promovido pelo Centro de inovação Norberto Frahm, em parceria com o Sebrae Alto Vale, o encontrou trouxe algumas novidades para o ecossistema, além de apresentar ações para o desenvolvimento da inovação na região este ano.
Entre as novidades está o resultado do Diagnóstico de maturidade Ecossistema de Inovação de Rio do Sul, uma ação do Sebrae/SC que faz parte do programa ELI (Ecossistemas Locais de Inovação). O objetivo é aprimorar a maturidade do ecossistema de inovação local, com melhorias na eficiência das vertentes, visando a entrega de maior valor e fortalecendo a integração entre as instituições.
“O programa (ELI) vai gerar vários benefícios para o ecossistema, como o desenvolvimento de um ambiente integrado de promoção do empreendedor e a criação de novas empresas, culminando na geração de emprego e renda para a sociedade”, afirmou a Ana Paula Rosenbrock, analista técnico do Sebrae na regional Alto Vale.
O Encontro do Ecossistema é uma ação de iniciativa do Cinf, que ocorrerá bimensalmente em 2024, o intuito é apresentar à comunidade as atividades realizadas pelo Centro e demais entidades do ecossistema regional. “O encontro é muito importante para o ecossistema pois gera alinhamento de ações a fim de buscar o mesmo foco para o desenvolvimento local, impulsionado pela inovação”, disse a analista do Sebrae.
Agora, o próximo passo é estabelecer as atividades a serem realizadas dentro ecossistema com os diversos parceiros, bem como o lançamento de projetos que vão auxiliar o desenvolvimento do ecossistema, sempre com foco no empreendedorismo inovador e na geração de negócios para a região.