Santa Catarina apresenta quase o dobro de igrejas em comparação com as escolas, afirmou nesta sexta-feira (2) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O Estado conta com 16.181 estabelecimentos religiosos frente a 8.400 estabelecimentos de ensino. Em relação ao número de habitantes, são 213 instituições religiosas para cada 100 mil habitantes.
Estados com menos igrejas
Ainda assim, Santa Catarina é o segundo estado com menos instituições religiosas por habitante, ficando atrás apenas Sergipe, com 189 igrejas para cada 100 mil habitantes, e superando Piauí, com 220.
Estados com mais igrejas
Em relação aos Estados com mais instituições religiosas, o Acre lidera o ranking nacional com 554 templos religiosos para cada 100 mil habitantes. Logo em seguida vem Roraima e Amazonas, ambos com 485.
Igreja Evangélica da Confissão Luterana do Mulde Alta em Timbó (Foto: Secretaria de Turismo de Timbó / Divulgação)
Número de instituições religiosas no Brasil
No Brasil, a média é de 286 templos para cada 100 mil habitantes, totalizando 579,7 mil estabelecimentos religiosos. Em contraste, o país possui 264,4 mil estabelecimentos de ensino e 247,5 mil de saúde.
O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões. Os estabelecimentos educacionais incluem escolas, creches, universidades, institutos, entre outros.
Igreja Luterana do Espírito Santo, de Blumenau (Foto: Divulgação)
Outros endereços do Brasil
O levantamento do IBGE pela primeira vez mapeou as coordenadas geográficas e os tipos de edificações dos 111 milhões de endereços do Brasil.
A maioria deles é composta por domicílios particulares, incluindo casas e apartamentos, totalizando 90,6 milhões. Estabelecimentos comerciais e de outras finalidades, como lojas e prédios públicos, somam 11,7 milhões.
O país ainda conta com 4 milhões de estabelecimentos agropecuários, 3,5 milhões de edificações em construção e 104,5 mil domicílios coletivos, como hotéis e asilos.
Fonte: Daiane Nora / ND+