O Detran irá estabelecer uma padronização através critérios de avaliação do exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há um entendimento atual de que, atualmente, há muita subjetividade na interpretação das faltas por parte dos avaliadores.
O órgão de trânsito terá Manuais de Padronização de Processos Administrativos. Divididos por temas, os quatro manuais contemplam as áreas de veículos, CNH – Carteira Nacional de Habilitação, Multas e Penalidades, e Exame Prático de Direção Veicular.
O objetivo é proporcionar um conjunto de diretrizes e procedimentos consistentes, que garantam a uniformidade e a eficiência na realização de tarefas e operações dentro das unidades do Detran/SC em todo o Estado.
A intenção é eliminar desencontros de informações, interpretações diversas e retrabalhos, contribuindo para a redução de prazos e a minimização de erros causados pela falta de informação.
Exemplo
No teste prático de direção, por exemplo, há avaliador que considera falha encostar o pneu do carro no meio-fio na obra da baliza. Um decreto irá estabelecer critérios objetivos. Neste caso, só perde ponto se a roda perder o contato com o pavimento, por exemplo.