Mais 13 cidades de Santa Catarina podem receber infraestrutura para o funcionamento da internet 5G a partir de 31 de julho. A informação foi confirmada em reunião nesta quarta-feira (26) do Giaspi, grupo criado pelo governo federal para acompanhar eventuais problemas de interferências em faixas da nova tecnologia.
Com a autorização, operadoras de telefonia que venceram o leilão da nova tecnologia na faixa de 3,5 GHz, uma das utilizadas para transmitir o sinal 5G, podem solicitar o licenciamento e a ativação de estações nesses municípios a partir de segunda-feira (31).
O Estado foi o terceiro com mais cidades contempladas, atrás apenas de Minas Gerais (22) e Rio Grande do Sul (19). Em todo o país, a instalação do sinal 5G foi autorizada em 102 municípios de 17 estados.
Com as novas cidades, SC chega a 187 municípios com limpeza efetuada na faixa de 3,5 GHz e, por isso, aptas a implementar o serviço. No país, esse número é de 1.712. Os dados são do painel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A liberação da faixa não significa necessariamente a instalação imediata das redes do 5G nessas cidades. De acordo com o edital e com o Ministério das Comunicações, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nesses municípios depende do planejamento e do interesse de cada empresa, que precisa solicitar a permissão de instalação ao governo.