Um dos momentos mais esperados do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é o momento da restituição. Ou seja, o momento em que a Receita Federal devolve parte do dinheiro que o contribuinte pagou ao fisco no ano anterior.
De forma geral, isso acontece pelo fato de parte dos tributos já terem sido pagos ao longo do ano-calendário que aquela declaração representa. Continue a leitura para saber como consultar a restituição do IRPF no site oficial da Receita Federal.
Como acessar a restituição do IRPF?
1º Passo: Vá ao Site Meu Imposto de Renda no Gov.Br, em seguida acesse a opção consultar minha restituição;
2º passo: Ao clicar nesse link, irá abrir uma nova página. Clique em iniciar;
3º Passo: Assim que clicar, abrirá em uma nova aba a página de consulta. Coloque o CPF, a data de nascimento, o ano que quer consultar em “exercício” e marque a opção “Sou um humano”;
4º Passo: Por fim, clique em consultar e pronto, todas as informações sobre a restituição do IRPF vão aparecer.
Como acontecem os pagamentos?
Geralmente, os pagamentos da restituição do IRPF acontecem diretamente na conta bancária que o contribuinte informa ao fazer a declaração. Recentemente, também se tornou possível informar uma chave Pix para receber a transferência. Contudo, se nenhum dado bancário for informado, o valor fica a disposição por até 1 ano no Banco do Brasil.
Se esse for o caso, o contribuinte pode resgatar o valor reagendando o créditos dos valores através do Portal BB ou da Central de Atendimento do banco pelos seguintes telefones: 4004-0001 (Capitais); 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).