Os trabalhadores nascidos em janeiro começam a receber o pagamento do abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022, nesta quinta-feira (15). Em Santa Catarina, 1.226.632 trabalhadores têm direito ao valor, que pode chegar a um salário-mínimo (R$ 1.412) e é concedido anualmente a trabalhadores e servidores que atendem aos requisitos do programa. As informações são do g1 SC.
Todos os 295 municípios de Santa Catarina têm pessoas aptas ao recebimento, com a maior quantidade em Florianópolis (108.390), Joinville (101.990), São José (75.254), Blumenau (60.658) e Itajaí (54.214).
Quem tem direito
No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam por pelo menos 30 dias em 2022 e receberam até dois salários-mínimos por mês.
Neste ano, o calendário de pagamento foi unificado: tanto os trabalhadores da iniciativa privada como os servidores públicos vão receber o abono a partir de 15 de fevereiro, de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiário.
Ao todo, 24,8 milhões de trabalhadores receberão o abono, segundo o Ministério do Trabalho, sendo 21,9 milhões da iniciativa privada e 2,9 milhões do serviço público.
Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.
A data do pagamento, o banco de recebimento e a quantia, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.
Mais informações sobre o PIS-Pasep 2024 podem ser solicitadas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158 ou pelo e-mail: trabalho.uf@economia.gov.br (substituindo os dígitos UF pela sigla do estado do trabalhador).