No dia 27 de abril de 2023, durante a 4ª fase da Operação Mensageiro, o então superintendente do Serviço de Abastecimento de Água e Tratamento de Esgoto foi levado pelo Gaeco para prestar depoimento em Florianópolis. A força-tarefa esteve na sede da autarquia e também no setor de compras do Paço Municipal nesta data.
Após prestar depoimento, Edson Staloch teve sua prisão preventiva confirmada e foi encaminhado ao Presídio Regional de Rio do Sul, onde permaneceu preso por quase 90 dias. Com a sua prisão, ele foi exonerado do cargo. A investigação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.
O ex-superintendente teve sua prisão preventiva revogada na última quarta-feira (26/07) pela Justiça. Um pedido de liberação do investigado, preso na 4ª fase da Operação Mensageiro, foi acatado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, através da comarca de Presidente Getúlio.
Edson José Staloch estava preso desde 27 de abril no Presídio Regional de Rio do Sul. Ele deixou o local na última quarta-feira (26) com o uso de uma tornozeleira eletrônica.