A Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil) realizou, em Ituporanga, mais uma edição do Experience Day. O evento de difusão tecnológica reuniu produtores e técnicos para compartilhar informação sobre manejo de doenças na cultura da soja. Além de um campo com 8 variedades de soja e diferentes manejos aplicados, o produtor pode acompanhar a apresentação do pesquisador Mateus Zanatta, do Instituto Agris do Rio Grande do Sul, que abordou sobre doenças na soja e o impacto do El Niño nesta safra.
O Experience Day foi realizado em conjunto com a Corteva. Outros eventos como esses, vão ocorrer nos próximos dias e meses, em diferentes municípios onde a Cooperativa está presente. Este é o segundo evento de 2024, o primeiro foi realizado em Agronômica, na propriedade do produtor e associado Cravil, Vanderlei Dela Justina, em parceria com a Bayer, sobre manejo de pragas em soja e milho.
Neste ano, a equipe técnica da Cravil vem alertando os produtores, desde o início da safra, para condições propícias ao aparecimento de doenças, entre elas, a Ferrugem Asiática. Por isso, o Experience Day de Soja, acaba focando em problemas reais, que os produtores estão vivendo nesta safra. Em cada microrregião, o problema pode se distinguir, a doença pode mudar, a praga pode ser mais agressiva, deste modo, cada área experimental apresenta um resultado distinto. Além disso, a Cravil não pode realizar o Dia de Campo 2024 devido as cheias de 2023 que prejudicaram, quase que totalmente a preparação do Polo Tecnológico em Lontras. Desta forma, as áreas experimentais, chamadas de Extensão Tecnológicas, serão ainda mais aproveitadas para levar informação, conhecimento e novas abordagens para os produtores. Este ano, a Cravil está com uma média de 20 áreas experimentais abrangendo as culturas de soja, milho, arroz, cereais de inverno, cebola, pastagens de inverno e verão, pecuária de corte e leite.