A equipe de robótica de Rio do Sul “Rio Bots”, conquistou uma medalha de bronze na etapa nacional da First Lego League, uma das competições de robótica mais importantes do país. Vinda da Escola Modelo Ella Kurth, escola pública municipal de Rio do Sul, a equipe foi a terceira melhor na categoria “Design Robô”. Além desta equipe, a “Tortuga Bots”, também da rede pública municipal de Rio do Sul, esteve na competição nacional realizada em Brasília (DF), no final de semana.
Na modalidade iniciante, a “First Lego League Challenge” (FLLC), alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs de peças, que deviam cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em partidas de dois minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática Arte.
Na categoria Design do robô, que utiliza princípios de programação e práticas de engenharia para desenvolver um robô sólido, durável, eficiente e com capacidade para realizar as missões do desafio garante o prêmio, a equipe de robótica “Rio Bots” conquistou o prêmio oficial de 3º lugar nessa categoria.
A Rio Bots foi a única equipe de escola pública que conquistou um prêmio oficial na categoria Design do Robô na avaliação em sala.
Para as competidoras da equipe, Heloísa, Bianca, Emily e Karla a experiência foi fantástica e o resultado foi um reconhecimento pelo empenho que todas as integrantes da equipe tiveram durante esses 6 meses de preparação. Os técnicos Diego Jacomini e Gilberto Vendramin Junior relatam que o Torneio de Robótica da First Lego League traz uma bagagem de conhecimento imersiva para todos os integrantes.