O portal ND Mais revelou, com base em mapas da plataforma da organização Climate Central, que cidades do Litoral Norte catarinense poderiam ter pontos submersos devido ao aumento do nível do mar.
Conforme o estudo, alguns locais conhecidos de Santa Catarina poderiam enfrentar significativas inundações em 2050, caso os problemas relacionados ao aumento da temperatura mundial persistam.
Os mapas são baseados em dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) e avaliam, com base em topografia, áreas mais suscetíveis a inundações e erosões.
Confira outras cinco cidades catarinenses risco de “afundar”:
1. São Francisco do Sul
A cidade mais antiga de Santa Catarina aparece no mapa com grande parte encoberta pelas águas do mar, sobretudo a região da Praia do Capri.
2. Joinville
De acordo com o mapa, grande parte da porção leste joinvilense seria inundada até 2050. Entre os pontos, destacam-se parques naturais e áreas próximas ao aeroporto.
3. Tijucas
Grande parte de Tijucas seria tomada pela água, que chegaria até a BR-101.
4. Florianópolis
A porção Norte da capital de Santa Catarina também seria afetada. Entre as principais localidades, estão Jurerê, Lagoinha do Norte, Ingleses Norte, Vargem de Fora e Canasvieiras.
5. Jaguaruna
Mais ao Sul de Santa Catarina, Jaguaruna também está no mapa. A parte mais afetada da cidade seria a que fica em volta da lagoa que leva o mesmo nome.