Neste sábado (6) às 11 horas, na praça Ermembergo Pellizzetti, Centro de Rio do Sul, haverá uma manifestação artística do Movimento Inclua – A cidade também é nossa, que reúne artistas, estudantes, professores, líderes comunitários e pessoas dos mais diversos grupos sociais para lutar contra a violação de direitos e, acima de tudo, para reafirmar a existência, a presença, o valor e a necessidade dessa diversidade para o desenvolvimento do nosso município.
O evento irá trazer debates, questionamentos e reflexões acerca da situação política atual da cidade e discussões sobre os direitos de cada cidadão, através de performances de teatro, música, circo, artes visuais e microfone aberto para falas diversas, propondo também um encontro pacífico, alegre e celebrativo.
O objetivo do Movimento Inclua – A cidade também é nossa é contribuir de forma permanente para o fomento, formação, criação e discussão das questões sociais do município, a fim de acompanhar, fiscalizar e cobrar melhorias que promovam o desenvolvimento para todos.
O movimento surgiu a partir da censura realizada ao V Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina da produtora Bapho Cultural que aconteceria nos dias 27 e 28 de março na Fundação Cultural de Rio do Sul. A mostra audiovisual foi cancelada depois que o prefeito da cidade, a partir de uma declaração baseada nos princípios da bíblia cristã, determinou o impedimento da realização, mesmo essa tendo sido aprovada em edital estadual e com autorização do superintendente da instituição cultural de Rio do Sul.
Vários grupos, mas não só os representantes da comunidade LGBTQIAPN+, sentiram-se profundamente atacados, inclusive pelas suas religiões e também pela decisão ter interferido arbitrariamente em seus direitos de escolha.
Mais informações: Deiziane Fontanive – 47 98893-7353 | Qiah Salla – 47 98893-7353
www.instagram.com/movimento_inclua