Uma boa cobertura, como a palhada de trigo, preserva a temperatura e a umidade do solo, ajuda ainda no controle de plantas daninhas. Para garantir o melhor aproveitamento com o plantio direto, produtores tem investido na cultura e veem os resultados, principalmente, no fim do ano de 2023 e início deste ano.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Gentil Colla Junior, de maneira geral o plantio direto tem como objetivo a cobertura, a estruturação do solo. Ele auxilia para manter o equilíbrio e manter o local propício para o desenvolvimento das culturas.
O engenheiro explica que no Sul do Brasil, um dos destaques do plantio direto, é a cultura do trigo. “Em um ano tão complexo de plantio, controle de doenças e ainda no final a própria colheita em virtude das chuvas, precisamos olhar a herança que ele deixa na cultura de verão”
Acompanhando a cultura diretamente nas propriedades, o técnico agrícola da Cravil, Leandro Day, tem presenciado os benefícios ao agricultor. “Apesar do ano bem atípico que foi 2023 o trigo ainda é uma excelente fonte de renda para o produtor do Alto Vale e ainda é vantajoso pensando no grão em si e na palhada que ela deixa para a cultura de verão”, relata.
Na propriedade, o resultado pode ser explicado e também evidenciado. Ou seja, o objetivo do plantio para proteção é diretamente observado, segundo o assistente técnico de vendas da Cravi, Josué Schmoeler. “A palhada do trigo a partir do momento que ela se decompõe no solo libera nutrientes que alimentam a soja. Além disso, as raízes constroem poros que facilitam a próxima cultura que será cultivada”.
A comparação, de acordo com o agricultor, Fortunato Longen, pode ser percebida no ano de 2023 e início de 2024, após as fortes chuvas . “Esse ano chegou a chover 80 milímetros em menos de uma hora. E depois disso andava dentro da lavoura e água correndo limpa. Erosão zero”, detalha.
Para Eder Kuchler, produtor em Santa Terezinha, outro benefício do plantio do trigo foi até mesmo a umidade que é mantida no solo também em períodos de estiagem. “Eu vi uma germinação diferente. Ela ajudou bastante”.
Plantas daninhas que ocorrem com frequência na região também podem ser combatidas com a cultura do trigo. A lucratividade, pode até empatar ou ficar negativa, mas a justificativa do engenheiro agrônomo, Gentil Colla Junior é com relação é a herança para a próxima cultura. “É a soma daquilo que faz o papel de uma cobertura de inverno que prepara para posterior safra no verão”.