Protocolos não respondidos pela prestadora de serviço deve ser relatado para a agência reguladora que atua em Rio do Sul
O cidadão de Rio do Sul que tiver algum tipo de reclamação relacionado aos serviços de saneamento básico, como abastecimento de água e esgotamento sanitário, deve dar prioridade a fazer sua reclamação através dos canais de comunicação da AGIR. Esta é uma agência reguladora, com forte poder de cobrança de melhorias dos serviços ou resolução de problemas.
Geralmente, o cidadão ao identificar um problema no fornecimento, como falta ou água imprópria, repassa a informação à Casan, atual concessionária. Mas, em caso de não atendimento ou resolução do problema, a ouvidoria da AGIR pode entrar em cena e contribuir.
A Ouvidoria tem como papel principal mediar a relação entre o cidadão e o prestador de serviços, buscando o aprimoramento da qualidade da prestação das atividades reguladas. Para isso, estão disponíveis canais como o da ouvidoria no site da AGIR: ouvidoria.agir.sc.gov.br/site.
É importante que inicialmente, seja feita a abertura de um protocolo junto a companhia prestadora de serviços, no caso hoje a Casan, para a resolução dos problemas identificados. A partir deste protocolo, se não for atendido, a cobrança via AGIR pode ser resolvida mais facilmente.
Recomenda-se que os moradores, em caso de descontentamento, procurem os canais oficiais da CASAN e da AGIR para registrar sua manifestação e não as redes sociais ou meios de comunicação.
Após o registro, a manifestação é encaminhada ao prestador pela Agência Reguladora, sendo obrigatório um parecer em até 15 dias úteis.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul