A partir desta segunda-feira (15), estudantes de todo o Brasil podem pedir a gratuidade da taxa de inscrição do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio). O prazo termina em 26 de abril e também é válido para as justificativas de ausência na edição de 2023 das provas.
Os interessados podem pedir a isenção, pela Página do Participante, com o login único do Gov.br. O candidato que não lembrar a senha da conta, pode recuperá-la a partir das orientações da própria plataforma.
O cronograma completo, fase de recursos e as regras podem ser conferidas no edital disponível no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio de graça, os candidatos precisam seguir algumas regras, definidas pelo Inep. O resultado será divulgado em 13 de maio.
Quem tem direito a fazer o Enem 2024 de graça?
- Matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024), em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Justificativa de ausência
Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2023, precisa justificar a ausência caso queira participar da edição de 2024 de graça.
O período de recurso para ambos os casos, pedido de isenção e justificativa, será de 13 a 17 de maio. O resultado dos recursos será divulgado em 24 de maio.