O cidadão que tiver algum tipo de reclamação relacionado aos serviços de saneamento básico, como abastecimento de água e esgotamento sanitário, tem mais uma ferramenta para conseguir seus direitos. A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (AGIR), que iniciou a prestação de serviços para a Prefeitura de Rio do Sul em julho, dispõe de um serviço que muitas vezes não é de conhecimento do morador, mas pode ser bastante útil na resolução de problemas.
Através da Ouvidoria da AGIR o usuário pode registrar manifestação. Geralmente, o morador ao identificar um problema no fornecimento, como falta ou água imprópria, repassa a informação à CASAN, atual concessionária. Mas, em caso de não atendimento ou resolução do problema, a ouvidoria da AGIR pode entrar em cena e contribuir.
A Ouvidoria tem como papel principal mediar a relação entre o cidadão e o prestador de serviços, buscando o aprimoramento da qualidade da prestação das atividades reguladas. Para isso, estão disponíveis canais como o da ouvidoria no site da AGIR (agir.sc.gov.br) e o telefone (47) 3331-5827.
É importante que inicialmente haja contato com a prestadora de serviços para a resolução dos problemas identificados e que o morador mantenha em sua posse o número de protocolo de atendimento gerado para posterior contato com a AGIR em caso de não atendimento da demanda.
Recomenda-se que os moradores, em caso de descontentamento, procurem os canais oficiais da CASAN e da AGIR para registrar sua manifestação e não as redes sociais. Após o registro, a manifestação é encaminhada ao prestador pela Agência Reguladora, sendo obrigatório um parecer em até 15 dias úteis.