Diante da demora em investimentos para infraestrutura e impactos disso na produção, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) decidiu acompanhar esses projetos de perto. A entidade divulga nesta terça-feira (30) o Panorama da Infraestrutura – Edição Sul, no qual aponta que a maior carência na região é de infraestrutura rodoviária. O Novo PAC prevê R$ 1,7 trilhão para o país e R$ 231 bilhões para a Região Sul em projetos públicos e privados, mostra o relatório, segundo o qual 81% dos empresários dizem que a qualidade da malha de transporte é o maior obstáculo. A informação é da jornalista Estela Benetti, colunista da NSC.
Segundo o relatório, dos cinco maiores investimentos federais em rodovias previstos para 2024 na Região Sul, dois são para Santa Catarina. O primeiro é a continuidade da obra de suplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, com valor de R$ 163,16 milhões. O terceiro maior é para a duplicação da BR-470 entre Navegantes e Rio do Sul, no valor de R$ 141,25 milhões para este ano. Os demais são obras em dois trechos da BR-116 no RS e contorno na BR-376 no PR.
O novo estudo está sendo divulgado nesta terça-feira na reunião da CNI que acontece na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Ele mostra dados dos setores estratégicos de infraestrutura, o que inclui rodovias, portos, ferrovias, energia elétrica, gás natural, telecomunicações e saneamento.
Sobre projetos previstos para rodovias, o Panorama da Infraestrutura – Edição Sul informa que o PAC prevê para SC estudo de concessão das BRs 153, 280, 282 e 470, além das SCs 108, 110, 418 e 421.
Ainda sobre rodovias, a publicação traz alerta de que a má qualidade das estradas resulta em maior número de acidentes. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, em 2023, foram registrados 19,8 mil acidentes nas rodovias federais da Região Sul, que resultaram em cerca de 16,1 mil pessoas feridas.
Santa Catarina também aparece com destaque no estudo em investimentos portuários previstos. Informa sobre estudo para concessão do Porto de Itajaí, concessão do canal de acesso e melhorias na bacia de evolução. Destaca também o projeto de dragagem para aprofundamento do canal da Babitonga, em São Francisco do Sul.
Segundo a CNI, o portal orçamentário do Senado Federal mostra que para este ano foram autorizados investimentos federais de R$ 2,7 bilhões para a Região Sul dentro do PAC. Até a realização desse relatório, somente 6% desses recursos tinham sido liberados.
No ano passado, esse portal do Senado mostrou dotação orçamentária de R$ 3,2 bilhões para obras na Região Sul. Mas foram efetivamente pagos R$ 2,8 bilhões.
Ainda segundo o relatório da CNI, a última auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre obras públicas que estão sendo feitas com recurso federais, apurou que existem 2.499 projetos e, desses. 29%, ou seja, 733 obras estão paralisadas.
– Esse estudo é fruto de uma articulação com empresários e com as federações das indústrias da Região Sul no intuito de preparar e fortalecer a infraestrutura dos estados para a neoindustrialização que o Brasil precisa – destaca o presidente da CNI, Ricardo Alban.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), há anos acompanha passo a passo projetos de infraestrutura para o Estado. Essa iniciativa da CNI é positiva porque projeta no país as necessidades regionais.