A greve dos professores da rede estadual de ensino de Santa Catarina entrou no 12º dia, neste sábado. Dados da secretaria de Educação do governo do Estado mostram que a adesão dos servidores têm diminuído. No dia 30 de abril, o levantamento mostrava que 15% dos profissionais havia paralisado os trabalhos. O número teria diminuído, nesta quinta-feira (2), para 6%. O cálculo é feito através do relato dos coordenadores regionais de educação. A informação é do jornalista Ânderson Silva, colunista da NSC.
O Sinte, que é o sindicato que representa a categoria, por outro lado, marcou uma nova mobilização para 8 de maio, a próxima quarta-feira. Será em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A entidade diz que espera uma proposta de reajuste salarial e também o plano de descompactação da carreira, que faz parte da pauta nos últimos anos. Durante a semana, o sindicato falou que adesão da categoria estava em 40%.
Em quantidade, segundo os dados da secretaria de Educação, a cidade onde há mais professores paralisados é Florianópolis, com 362 efetivos e 507 ACTs. A coluna ainda apurou que os desligamentos de temporários já começaram a ser feitos pelo governo do Estado.