Governador se refere ao contingenciamento de 90% das verbas destinadas pela bancada catarinense feita pelo Governo Federal
O governador Jorginho Mello usou as redes sociais para criticar o Governo Federal pelo bloqueio de recursos destinados para prevenção de desastres naturais em Santa Catarina.
“Bloqueou quase 90% das emendas destinadas por deputados catarinenses para prevenção de desastres em SC. Isso não nos impedirá de continuar trabalhando na proteção contra enchentes em nosso estado”, escreveu o governador.
Jorginho anunciou que neste sábado (11), iniciará a dragagem do Rio Itajaí-Açu, obra essencial contra inundações no Alto Vale.
O governador se refere ao contingenciamento de 90% das verbas destinadas pela bancada catarinense no Congresso Nacional para estudos, projetos e obras de contenção de enchentes em 2024. A informação foi publicada na quarta-feira (8) pelo jornal O Globo.
Era a única verba de bancada federal direcionada a esse tipo de programa. O valor bloqueado corresponde a R$ 85,8 milhões feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Bloqueio criticado por Jorginho Mello será discutido pela bancada
O coordenador da bancada de Santa Catarina, deputado federal Valmir Cobalchini (MDB), disse que analisará a melhor maneira como conduzirá esse assunto, mas estranhou a não liberação dos recursos.
O parlamentar lembrou que a execução das emendas de bancada não é obrigatória, e que as verbas são liberadas conforme as orientações das bancadas. Ele diz acreditar que os parlamentares catarinenses podem reverter a situação.
Cobalchini descartou jogo político na não liberação da verba, pelo fato do governador Jorginho Mello fazer oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Já que a emenda foi pedida, também, pela base de apoio ao governo federal.
fonte: Paulo Rolemberg / ND+
foto: Divulgação / Secom)