Com um olhar para a criação de um calendário de turismo gastronômico, Rio do Sul entra na rota dos festivais de gastronomia de Santa Catarina. O Rio de Sabores já tem data para receber o público no formato circuito nos 14 estabelecimentos que se inscreveram para participar: de 11 a 30 de junho. “É um novo momento que exigiu várias semanas de trabalho, com capacitação do grupo, definição de temática, formato e cada detalhe que exige um evento deste porte”, comenta a gestora de projetos do Sebrae, Ana Paula Rosenbrock. A entidade e a prefeitura estão à frente da realização do projeto.
Uma consultoria especializada que desenvolve diferentes festivais pelo Brasil trouxe o desafio da realização de ações integradas e sustentáveis; da cocriação de experiências gastronômicas únicas e da valorização da cultura local. Para a estreia de Rio do Sul, as empresas participantes trabalharão com a temática “Sabores da Origem”, destacando ingredientes regionais em receitas afetivas que explorem lembranças familiares ou de infância, mas exclusivas, criadas especialmente para o circuito gastronômico após um trabalho de curadoria com um chef renomado.
“Fomentar esta primeira edição do Rio de Sabores está sendo muito prazeroso. Os estabelecimentos logo pegaram o espírito do associativismo e temos certeza que isso refletirá na percepção do público ao longo dos 20 dias de circuito”, celebra a consultora do Sebrae, Tamara Legarrea.
Para o público regional que for conhecer de perto as delícias preparadas para este evento, além do menu propriamente dito, está a chance de levar um souvenir para casa. É que ao avaliar os pratos consumidos por meio de um QR Code que leva à plataforma do circuito, os clientes recebem uma pontuação. Ao chegar num escore proposto pela organização, é possível resgatar um presente exclusivo no próprio estabelecimento participante. Os presentes são limitados e a promoção é válida enquanto durar o estoque. É preciso consultar a disponibilidade no restaurante em que realizará o resgate.
O circuito gastronômico é muito importante para dar assistência e promover os estabelecimentos locais, além de trazer um olhar de sustentabilidade empresarial e fomentar o reconhecimento deles na comunidade. Estamos muito felizes em dar este pontapé inicial neste evento que, com certeza, se tornará fixo no calendário de Rio do Sul”, completa o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Paulo José Fiamoncini.
As regras dos pratos criados para o Rio de Sabores
• Ser inédito, não podendo já ter estado no cardápio do estabelecimento
• Utilizar ingredientes da produção local
• Utilizar produtos de Origem Santa Catarina
• Contar a história do prato criado, remetendo às origens culturais e da colonização de Rio do Sul
As capacitações pelas quais passarão os participantes
• Food Design e Sabores de Origem
• Workshop Sabor e Saber
• Experiência prática em cozinha
• Empratamento
• Atendimento e comunicação nas redes sociais durante o Circuito
• Perfil do empreendimento e elaboração do prato
Serviço
O quê: Festival Rio de Sabores
Quando: de 11 a 30 de junho
Onde: nos 14 estabelecimentos participantes