As chuvas que atingiram Santa Catarina durante o final de semana deixaram 654 pessoas desabrigadas e 117 desalojados. Oito municípios decretaram situação de emergência e 24 cidades registraram alguma ocorrência relacionada ao temporal. Além disso, uma pessoa desapareceu após o carro em que estava ser arrastado pela correnteza. As informações são do último boletim atualizado pela Defesa Civil e divulgado na noite de domingo (19).
Segundo a Defesa Civil, a maioria dos desabrigados (483) são de Rio Do Sul. O município teve vários bairros alagados e foi o primeiro a decretar situação de emergência. Além de Rio do Sul, os municípios de Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá também decretaram situação de emergência.
Conforme a Defesa Civil, os maiores acumulados de volume de chuva durante o domingo foram de 73.7 milímetros em Witmarsum, 68.8 milímetros em Rio do Sul, 65.8 milímetros em Lontras e 64.6 milímetros em São Bento do Sul.
Foram enviados para Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul cerca de R$ 184 mil em itens de assistência humanitária. Os produtos incluíam cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.
Ocorrências
- Rio do Sul
O município registrou alagamentos e seis abrigos foram abertos com aproximadamente 135 famílias, contabilizando 483 pessoas. Há informações de transbordamento de ribeirão nos bairros: Barra do Trombudo, Taboão, Valada São Paulo, Ribeirão do Tigre e Ribeirão Matador.
Houve uma queda de muro no bairro Barragem, colocando uma residência em risco. O Loteamento Luiz Bianchet está com 1,5 metro de água, algumas ruas do bairro Canoas estão com alagamentos e o túnel de acesso ao bairro Fundo Canoas está interrompido.
- Taió
Devido às chuvas, um abrigo precisou ser aberto e, até a última atualização da Defesa Civil, 32 pessoas estavam no local. Além disso, o município registra 35 pessoas desalojadas.
- São Joaquim
Na cidade da Serra de Santa Catarina um deslizamento de terra ocasionou uma rachadura no asfalto, no km 397 da rodovia SC-390, entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra. A via está parcialmente interditada e liberada apenas para veículos leves.
- Rio do Oeste
Um abrigo foi aberto, entretanto, ainda não há famílias.
- Lontras
Considerando os elevados volumes de chuvas, foram abertos dois abrigos onde há 41 pessoas. A rodovia SC-110 está interrompida no acesso a Presidente Nereu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Laurentino
Considerando os elevados volumes de chuvas, foi aberto um abrigo onde estão oito famílias.
- Agronômica
Considerando os elevados volumes de chuvas, foi aberto um abrigo (ainda sem número de famílias).