Professores dos cursos de Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software participaram na tarde desta segunda-feira (20), no Auditório do Bloco Imbuia, do 1º Workshop de Creditação da Extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O encontro foi aberto pelo diretor de extensão da Udesc Alto Vale, Pablo Schoeffel, que destacou a necessidade de incluir atividades de extensão de forma integrada nos currículos das graduações e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
“Na creditação da extensão, o aluno tem que ser protagonista; atender demandas sociais; e envolver a comunidade. Ou seja, temos que ter o mínimo de 10% do total de créditos curriculares exigidos à graduação no País para atuação de nossos alunos em atividade de extensão”, destacou Pablo.
Pablo complementou dizendo que em breve será criado um grupo de trabalho por meio da Reitoria da universidade para discutir o tema.
Em seguida, os professores Adilson Vahldick, Carlos Alberto Barth e Marília Guterres Ferreira, do curso de Engenharia de Software, fizeram um relato de suas experiências pioneiras na Udesc Alto Vale na área de creditação da extensão entre alunos, escolas e empresas. Eles já estão aplicando a creditação no curso.
“Temos que desafiar os estudantes. A creditação da extensão é uma grande oportunidade e não pode ser uma dificuldade para nos inserirmos ainda mais na sociedade. Precisamos nos conectar cada vez mais com a sociedade com serviços de valor, puxando a vanguarda do aparelho social, tudo isso por meio de nossos laboratórios, empresas juniores e de escritórios modelos”, disse o diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Luiz Eyerkaufer, que participou do encontro.