Santa Catarina tem quase 1 milhão de endereços sem o número, conforme dados do CNEFE (Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos) divulgado na sexta-feira (14) pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo os dados, são 981.526 endereços em Santa Catarina sem o número de identificação.
De acordo com o levantamento, o país tem 24,4 milhões de endereços sem número (ou 22,8% do total de endereços) e a maior parte deles está em Goiás (2,46 milhões).
O gerente do CNEFE, Eduardo Baptista, observa:
“O endereço é também um indicador de cidadania. Isso significa que o cidadão que vive em um endereço sem número ou em uma rua ou avenida sem denominação está sofrendo algum tipo de déficit na sua cidadania, pela não formalização daquele endereço ou logradouro pelo poder público municipal”.
Florianópolis tem 17,6 mil endereços sem número
Segundo o IBGE, Florianópolis tem 17,6 mil endereços sem número. Isso representa 5,65% do total de endereços da Capital, 331,8 mil.
Entre Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José, é Biguaçu que possuí a maior proporção de endereços sem uma identificação. Ao todo, são 9 mil, cerca de 24% do total de 37,3 mil imóveis.
Palhoça ocupa o segundo lugar, com 22,1 mil endereços sem um número de identificação, o equivalente a 18,5% de 119,3 mil imóveis. Já São José tem 12 mil, endereços nesta situação, cerca 8,8% dos 135,6 mil do município. (ND+)