Uma bactéria rara, conhecida como “bactéria devoradora de carne” (streptococcus A) está causando um surto de uma infecção chamada de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), no Japão. O país já atingiu um número recorde de casos neste ano, e a doença potencialmente fatal tem preocupado os especialistas. As informações são do portal O Globo.
Até o dia 2 de junho, o Ministério da Saúde do Japão contabilizou 977 casos de STSS, com 77 mortes registradas entre janeiro e março deste ano. De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, o número já supera o recorde do ano passado, e representa o maior número de infecções por essa bactéria desde 1999.
— À taxa atual de infecções, o número de casos no Japão pode chegar a 2.500 este ano, com uma taxa de mortalidade de 30% — explicou Ken Kikuchi, professor de doenças infecciosas na Universidade Médica Feminina de Tóquio ao jornal Japan Times.
O que é essa bactéria
A “bactéria devoradora de carne” leva esse nome por sua capacidade de se espalhar pelos tecidos do corpo e pela corrente sanguínea, danificando os tecidos. A doença STSS pode causar náuseas, febres, dores musculares, e sinais sugestivos de falência de órgãos, como rins, fígado e pulmões.
Pessoas que sofrem cortes e machucados que não são tratados corretamente, ou que passam por outras infecções no corpo ou na pele, como mastite, sinusite e infecção na garganta, podem sofrer da síndrome.
Além disso, certos fatores aumentam o risco. Adultos com 65 anos ou mais e pessoas que passaram por cirurgias recentes, lesões na pele, infecções virais que causam feridas abertas, como varicela, correm risco elevado. Condições como alcoolismo ou diabetes também podem aumentar a probabilidade da síndrome.
Para prevenir a propagação da infecção pela “bactéria devoradora de carne”, recomenda-se seguir as práticas padrão de controle de infecções, incluindo uma boa higiene das mãos e cobrir-se ao tossir ou espirrar.
Sintomas da doença causada pela “bactéria devoradora de carne”
- febre alta;
- dificuldade para respirar;
- disfunção renal;
- disfunção hepática;
- pressão arterial baixa;
- confusão mental;
- dor de cabeça;
- dores musculares;
- náuseas e vômitos;
- diarreia;
- mal-estar;
- mucosas avermelhadas.
As autoridades de saúde ainda investigam as causas do aumento repentino de casos de STSS no Japão. Algumas hipóteses sugerem que o enfraquecimento do sistema imunológico devido à pandemia de Covid-19 possa estar contribuindo para a proliferação da bactéria. (NSC)