A audiência pública tem o objetivo de discutir os desastres climáticos e ambientais em Santa Catarina e novas formas de conter as enchentes. O requerimento foi feito pelo deputado Rodrigo Preis (PT). A reunião começará hoje, às 18h30, no auditório da Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense, em Rio do Sul.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Marquito (Psol), sugeriu que a audiência pública seja realizada em Rio do Sul, garantindo a participação de Rodrigo Preis, antes que termine sua substituição ao deputado titular Padre Pedro. O pedido da audiência foi aprovado na Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da ALESC.
“No Alto Vale está se discutindo fazer mais três barragens, o que vai gerar desapropriações, impactos ambientais. O debate é sempre feito na questão de construir barragens. Nós queremos discutir outras formas de segurar essas águas. O objetivo central dessa audiência pública é um debate de outras práticas para que a gente possa segurar as águas nas propriedades agrícolas e nas cidades”, explica Rodrigo Preis.
O deputado Rodrigo Preis sugere como pauta da audiência pública a discussão de políticas públicas que permitam ao agricultor investir na retenção das águas das chuvas para ser usada no período de estiagem.
foto: Rafael Dell Antonia