Um grupo de voluntários da região do Alto Vale do Itajaí embarca na sexta-feira (28) para auxiliar na reconstrução de Muçum, no Rio Grande do Sul. O município foi severamente castigado por três grandes enchentes nos últimos meses.
“O objetivo é realizar a limpeza de bairros e órgãos públicos. É um grupo que já leva todo material e realiza os trabalhos necessários para ajudar naquilo que for possível. Eu já fiz contato com o prefeito de Muçum e vamos receber todas as orientações quando chegarmos no local”, explicou o coordenador de Defesa Civil de Rio do Sul, Renato Abreu, que também fará parte do grupo.
Um ônibus (traslado oferecido pela Prefeitura de Rio do Sul) partirá na sexta à noite – horário ainda não confirmado. Na chegada, prevista para sábado pela manhã, o grupo começará a realizar as primeiras atividades voluntárias.
A última enchente em Muçum/RS, registrada no mês de maio, cobriu 80% do centro urbano do município. A cidade teme perder sua maior indústria, do setor de couro. Os moradores continuam abalados pela tragédia, temem novas enchentes e alguns já decidiram emigrar do local.
A pequena cidade de 5 mil habitantes, assim como outros municípios do Vale do Taquari afetados pela enchente de maio, vive uma onda de migração. Os moradores tentavam se recuperar da grande enchente de setembro de 2023, quando foram abatidos pela nova catástrofe climática de maio.