Cravil e entidades do Alto Vale do Itajaí enviam pedido de apoio ao Governo Federal
Com o fim das safras, a Cravil (Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí), em conjunto com entidades parceiras, finalizou o levantamento dos prejuízos causados pelas enchentes de 2023 na agricultura catarinense, principalmente na região do Alto Vale do Itajaí.
O valor total da perda chega a R$ 1.019.206.500, impactando diversas culturas e colocando em risco a subsistência de milhares de famílias de agricultores.
De acordo com dados da Epagri as perdas no solo foram de 236 mil hectares, dos quais 61.280 hectares precisam de recuperação urgente.
Danos na produção de hortifruti, ornamentais, piscicultura e pequenos animais também foram contabilizadas nas enchentes no Alto Vale do Itajaí.
O presidente da Cravil, Harry Dorow, explicou que os prejuízos foram significativos devido à perda de safra em diversas áreas. Apenas para recuperação de solo, segundo ele, serão necessários mais de R$ 115 milhões para novos plantios.
Dorow acrescentou que um documento solicitando medidas emergenciais de suporte às famílias foi enviado ao Governo Federal:
De acordo com a Epagri, 162 municípios reportaram prejuízos significativos. As áreas mais gravemente impactadas, com o maior número de estabelecimentos afetados e as maiores perdas econômicas, foram as regiões do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Norte catarinense.