Em visita nesta semana às obras do Centro Integrado de Saúde de Rio do Sul, o prefeito José Thomé informou que a obra segue com o cronograma dentro do previsto e com o compromisso de entrega até o final deste ano. A estrutura que fica na rua Dom Bosco, no bairro Jardim América, ocupará o prédio do antigo fórum da cidade, desativado em 2020. São pelo menos 1,8 mil metros quadrados de área construída em dois pisos, para abrigar novos serviços da Secretaria de Saúde do município.
O objetivo é adaptar o espaço para uma grande gama de serviços como a Unidade Básica de Saúde para moradores dos bairros Centro e Jardim América, um Centro de Atendimento para Crianças e Adolescentes, a sede dos serviços de atendimento de fisioterapia e também a administração da Secretaria de Saúde.
A obra tem valor de investimento de R$ 4.444.412,07, com recursos próprios da prefeitura de Rio do Sul. A construtora responsável pelo serviço é a Alto Vale Construções Ltda. Um novo acesso ao prédio para ambulâncias será criado, além da manutenção de espaços no estacionamento para ambulâncias e veículos da equipe de trabalho. Todo o prédio terá acessibilidade completa e sanitários espalhados por todo o prédio.
O espaço de fisioterapia terá quatro salas de atendimento, mais avaliação e sala de espera, além de sanitários. A pediatria, também uma novidade para o Centro Integrado de Saúde, terá oito consultórios, sala de vacinação, sala para o teste do pezinho e espaço de triagem.
Projeto ampliará atendimento da região central
Com a nova unidade no bairro Jardim América, a população do Jardim América e área central do município terá acesso facilitado para atendimento de saúde. A estrutura contemplará todas as funções de uma Unidade Básica de Saúde, com atendimento de médico e enfermeiro em três consultórios, além de serviços como ginecologia, odontologia, vacinação, sala de curativos, recepção, sala de espera e apoio para as consultas, além de sanitários.
O prefeito José Thomé explica que este novo Centro Integrado de Saúde será um espaço amplo, moderno e adequado para os atendimentos de saúde da comunidade, salientando que assim, boa parte da comunidade da região central de Rio do Sul, terá atendimento médico com qualidade em um novo espaço.
“Estamos assim fazendo a mudança de alguns serviços da Secretaria de Saúde ou também a criação de novas atividades o que é um benefício imenso para a população. É uma obra importante, muito aguardada, que modifica o atendimento da policlínica e também otimiza recursos públicos. Sem dúvida o resultado é muito aguardado e vai significar um avanço para as atividades de saúde pública de nossa cidade”, afirma o prefeito.
fonte e foto: Prefeitura de Rio do Sul