O TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) abriu novo concurso público para quem deseja ingressar na magistratura catarinense. De acordo com o edital, são 20 vagas para o cargo de juiz substituto, com salário de R$ 32.350,06.
Das 20 vagas, 14 são destinadas a ampla concorrência, 4 para candidatos pretos e pardos, 1 para indígenas e 1 para pessoas com deficiência (PcD).
As provas objetivas serão realizadas pelo Poder Judiciário de Santa Catarina, por intermédio da Comissão do Concurso (formado por três desembargadores, uma representante da OAB e uma representante do MPSC), em conjunto com a FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A primeira etapa do concurso público está prevista para acontecer no dia 13 de outubro, das 13h às 18h, em Florianópolis.
As inscrições abrem no dia 15 de julho, às 16h, e se encerram no dia 13 de agosto, também às 16h. A taxa de inscrição é de R$ 323 e deve ser feita através do site da FGV.
O concurso é composto de cinco etapas. A primeira etapa é a prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório.
Na segunda etapa, o candidato passa por duas provas escritas, uma com questões discursivas e outra prática (com lavratura de duas sentenças).
Na terceira etapa, a banca avaliadora fará uma sindicância da vida pregressa e investigação social, bem como exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico.
A quarta etapa consiste em uma prova oral e a quinta etapa, uma avaliação de títulos.
A média final será calculada da seguinte maneira:
Prova Objetiva Seletiva (primeira etapa): peso 1
Prova Discursiva (segunda etapa): peso 3
Prova Prática de Sentença (segunda etapa): peso 3
Prova Oral (quarta etapa): peso 2
Prova de Títulos (quinta etapa): peso 1
Mais detalhes sobre as etapas, os critérios de avaliação e os prazos podem ser conferidos no edital do concurso público.
fonte e foto: TJSC