A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite de sexta-feira (5), uma sessão solene para homenagear a cadeia produtiva da cebola da microrregião de Ituporanga. Na ocasião, também foram destacadas lideranças políticas, poderes e órgãos públicos, associações, sindicatos e empresas da região do Alto Vale do Itajaí.
O evento, que aconteceu na câmara de vereadores do município, foi proposto pelo deputado José Milton Scheffer (PP). Na abertura, o parlamentar destacou a importância da cultura para a região, onde nove municípios são responsáveis por aproximadamente 30% da produção brasileira, por meio 9 mil hectares plantados.
“Esta é uma cadeia que gera emprego, aquece a nossa economia e a estação experimental da Epagri [Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina] foi um grande divisor de águas para que esse segmento pudesse ter sucesso. Então, a ideia foi aproveitar isso para fazer uma grande homenagem e também refletirmos sobre a importância da cebolicultura no desenvolvimento social e econômico do Alto Vale do Itajaí.”
Presente ao evento, o presidente da Epagri, engenheiro agrônomo Dirceu Leite, afirmou que o trabalho da instituição começou há 40 anos, quando foi criada uma estação experimental em Ituporanga, responsável por pesquisa de condições do solo, doenças de plantas e melhoramentos genéticos. Ao longo dos anos, disse, a unidade contribuiu com inicativas como o desenvolvimento de novos cultivares de cebola, que trouxeram melhorias de rendimento e qualidade de armazenamento, e novas tecnologias como o Sistema de Plantio Direto de Hortaliça (SPDH), que não demanda revolvimento do solo.
“É esse trabalho que a Epagri faz, em parceria com a comunidade local, com os agricultores, que possibilita que Santa Catarina alcance altos tetos de produtividade, levando a cebola catarinense a um outro patamar.”
Um dos homenageados da noite, o presidente da Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (Aprocesc), Jelson Gesser, destacou o papel socioeconômico do cultivo da cebola para a região.
“Basicamente, a cebola é produzida em pequenas propriedades rurais, geralmente no regime de agricultura familiar, e é uma cultura que tem um significado e uma importância econômica muito grande para essas famílias porque gera renda, é o sustento para essas famílias.”
Já o prefeito de Ituporanga, Gervásio José Maciel, também homenageado, falou sobre o trabalho realizado pelos pequenos produtores rurais, que possibilitaram ao município ser reconhecido como a Capital Nacional da Cebola.
“É sempre muito bom homenagear quem produz, quem trabalha, quem tem responsabilidade com a nossa sociedade, sempre buscando o melhor e fazendo com que nós tenhamos sempre orgulho da nossa gente e, especialmente, dos agricultores”. (Agência AL)
Homenageados
- Município de Ituporanga;
- Prefeito de Ituporanga, Gervásio José Maciel;
- Município de Alfredo Wagner;
- Município de Atalanta;
- Município de Aurora;
- Município de Chapadão do Lageado;
- Município de Imbuia;
- Município de Leoberto Leal;
- Município de Petrolândia;
- Município de Vidal Ramos;
- Estação Experimental da Epagri de Ituporanga;
- Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí (Cravil);
- Sindicato Rural de Ituporanga;
- Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ituporanga;
- Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (Aprocesc);
- Agritu Sementes Ltda;
- Ferramentas Santa Catarina Ltda.;
- Luis Sementes de Cebola;
- Plano Verde – Planejamento Agropecuário e Ambiental Ltda;
- Norberto Mess (in memoriam), inventor da primeira destaladeira de cebola.