O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, e o diretor da Defesa Civil, James Rides da Silva, se reuniram na manhã desta sexta-feira (12), com secretários municipais para elaborar um plano de ação para estruturas municipais que podem ser atingidas por enchente no final de semana.
No final de semana, a previsão de chuva indica volumes entre 50 e 70 milímetros acumulados até domingo (14), o que motivou a Defesa Civil a aumentar a cota de inundação para 8,5 metros e a cota de atenção para 9 metros, devido às condições atuais das barragens e do nível do rio atual. Não chove na cidade neste momento e não há previsão de grande volume para esta sexta-feira.
“Elevamos a cota de forma prudencial, já prevendo a chuva do final de semana. Assim é dado condições para os moradores e proprietários de empresas para que se planejem sobre eventual necessidade de retirada de pertences e saída no sábado e domingo”, explicou o prefeito.
O diretor interino da Defesa Civil, James Rides da Silva, informou que a população pode tomar decisões de forma antecipada. “O aumento gradual é para avisar quem está em cotas de inundação e deixar atentas as pessoas que podem ser atingidas”. A Defesa Civil manterá o plantão 24h no final de semana, sempre pelo telefone 199.
fonte e foto: Prefeitura de Rio do Sul