O El Niño promete influenciar a primavera em Santa Catarina que deve trazer calor, ciclone e muita chuva. De acordo com a Epagri, o Estado pode sofrer com chuva acima da média, já que a previsão é de que a chuva aumente de forma gradual nos próximos meses, passando a ser mais frequente e com totais mais elevados na primavera. A estação será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.
Segundo a pasta, na primavera de 2023, com atuação do fenômeno El Niño, aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo. Haverá ainda temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.
A Epagri conta ainda que para os próximos meses a previsão é de que o El Niño terá intensidade moderada a forte, atingindo o pico máximo em outubro, novembro e dezembro.
Outro alerta é para os ciclones extratropicais que atuam com frequência entre o litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil trazendo perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca. Neste ponto é importante lembrar que o fenômeno El Niño intensifica os ciclones extratropicais.
Fonte: Epagri/Ciram