A indústria de Santa Catarina é uma das principais responsáveis pelo crescimento econômico no Estado. Somente no primeiro semestre de 2024, o setor registrou 47,1 mil vagas de emprego, número que representa quase metade das oportunidades criadas em SC.
Vagas de emprego em SC foram impulsionadas pela indústria – foto mostra homem branco com camisa de mangas compridas preta puxando equipamento dentro de fábrica industrial
Ao todo, Santa Catarina gerou 95,4 mil vagas de emprego na primeira metade deste ano, taxa recorde desde o início da série histórica em 2004. Os números do intervalo entre janeiro e junho são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
O número de empregos com carteira assinada em Santa Catarina no período é 35% maior que o alcançado em 2023, segundo o levantamento.
Na opinião do economista Marcelo de Albuquerque, do Observatório Fiesc, Santa Catarina tem uma particularidade que contribuiu com o número expressivo.
“O Estado tem uma das maiores competitividades industriais, tendo como característica a grande integração produtiva com outros países. Santa Catarina tem uma grande diversidade produtiva e que também se caracteriza com a diversidade regional. Nós temos Norte e Sul com grandes indústrias, como também Leste e Oeste. Isso ajuda bastante nesse cenário favorável para Santa Catarina”, explica Albuquerque.
foto: Fiesc