Santa Catarina tem 40 candidatos a prefeito que se autodeclaram pretos ou pardos. O número, que equivale a 4,79% das 835 candidaturas solicitadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o maior das últimas três eleições. O primeiro turno do pleito de 2024 ocorre em 6 de outubro.
Este ano, são 36 candidatos autodeclarados pardos, e quatro pretos. Entre os pardos, sete são mulheres e 29 são homens. Já entre os pretos, há uma mulher e três homens.
Homem, branco, casado: o perfil médio dos candidatos a prefeito em SC
Em relação ao grau de instrução, entre os pardos, a maioria, 20 candidatos (55,56%) declarou ter o ensino superior completo. Entre os negros, são três com superior completo — 75% das candidaturas.
Quando se fala em ocupação, há oito empresários entre os autodeclarados pardos. Outras profissões entre as mais informadas foram a de administrador e agricultor, com quatro candidatos em cada. Já entre os candidatos negros, há um de cada ocupação: advogado, analista de sistemas, vendedor e vereador.
População e eleitorado negro em SC
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 4,07% da população catarinense (cerca de 309 mil pessoas) se autodeclara preta, e 19,22% (1,4 milhão de pessoas) é parda. De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas define a população negra. Sendo assim, a proporção da população negra em Santa Catarina chega a 23,29%, somando mais de 1,7 milhão de pessoas.
Já entre os eleitores, segundo o TSE, 2,72% se autodeclararam negros no cadastro da Justiça Eleitoral. São 123 mil eleitores pardos e 30 mil pretos. A maioria da população apta a votar (90,26%, ou mais de 5 milhões de pessoas), no entanto, não informaram cor ou raça.
fonte: TSE e IBGE