Encontro de leitores debate obras de autores estrangeiros, nacionais e da região
Ler é um ato individual, mas a leitura pode ser também uma forma de unir pessoas através de boas histórias. Essa é a proposta do Clube do Livro, um projeto independente que é realizado em Rio do Sul pela Associação de Escritores do Alto Vale do Itajaí. O próximo encontro será no sábado (31), 14h, na unidade urbana do Instituto Federal Catarinense (IFC), no Bairro Jardim América. O livro tema será o romance Cem anos de solidão, do escritor colombiano Gabriel García Márquez.
A cada dois meses, leitores se reúnem para conversar sobre obras de literatura estrangeira e nacional, e livros de autores catarinenses e da região. Os encontros são gratuitos e visam fazer um bate-papo livre e espontâneo sobre as cenas, os personagens, detalhes do enredo e os principais sentidos das histórias. Os participantes dividem ideias e interpretações sobre um conto, novela ou romance. A leitura prévia das obras não é obrigatória, ainda que muito indicada.
Os encontros iniciaram em 2023, e desde lá o grupo já se reuniu para tratar de obras como O homem que sabia javanês, de Lima Barreto, A morte de Ivan Ilitch, de Liev Tolstói, Tudo é rio, da escritora Carla Madeira, e Torto arado, de Itamar Vieira Junior. Entre as obras de autores regionais, os romances em destaque foram As fantasias eletivas, de Carlos Henrique Schroeder, e Cebola, autoria de Manoel Carlos Karam.
As obras escolhidas para o clube são definidas em grupo. A cada encontro se elege o livro para a próxima edição, seguindo um ciclo com obras de autores estrangeiros, de autores nacionais e, entre estes, algum escritor catarinense.
O próximo encontro terá como tema um clássico da literatura latino-americana. Cem anos de solidão é a mais emblemática obra de García Márquez e conta a saga de sete gerações da família Buendía na fantástica cidade de Macondo. O enredo traz elementos biográficos, políticos e revolucionários da América Latina do século XX. É escrita no estilo literário conhecido como realismo mágico. O livro também é tema de uma série que será lançada em breve na Netflix.
Para saber mais e acompanhar a agenda do Clube do Livro é só seguir no: @associacaodeescritores