A safra de verão 2024/2025 em Santa Catarina será melhor que a anterior para os cultivos de soja, arroz, feijão, milho, maçã e banana. Isto é o que apontam as estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) apresentadas na segunda-feira (2).
O crescimento da produtividade se deve à perspectiva de uma safra com menos intercorrências climáticas do que anterior. Segundo a Epagri, a safra anterior não teve bons resultados em virtude do excesso de chuva no último trimestre de 2023 e o primeiro de 2024.
O maior aumento deve ocorrer com a safra da maçã. A produção está estimada em mais de 660 mil toneladas, um crescimento de 56% em relação à safra passada. De acordo com o analista da Epagri, Rogério Goulart Júnior, isso ocorre porque novas áreas vão iniciar a produção neste ano. Além disso, houve uma quebra de mais de 20% da safra anterior por conta das chuvas.
A soja segue em expansão em Santa Catarina, chegando a uma área plantada de 766.267 hectares, um aumento estimado de 1,79% em relação ao ano passado. O milho, por outro lado, deve ter uma redução na área: para o milho grão, a diminuição prevista é de 9% e, para o milho de silagem, de 6,6%.
De acordo com o analista da Epagri, Haroldo Tavares Elias, a redução na área plantada de milho vem ocorrendo nos últimos anos em função da expansão da área da soja e de ataques da cigarrinha-do-milho. Há, porém, uma expectativa de aumento da produtividade de cerca de 20% neste ano.