O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, na segunda-feira (9), a deputada estadual Macaé Evaristo (PT-MG) como a nova ministra dos Direitos Humanos. Evaristo, que tem um histórico de trabalho no Ministério da Educação, foi responsável por políticas de inclusão racial e pela ampliação das escolas em tempo integral.
Lula se encontrou com a deputada em duas ocasiões nesta segunda-feira antes de confirmar a escolha, que recebeu a aprovação da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
Inicialmente, o presidente havia considerado a ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT), para o cargo. No entanto, Benedita, atualmente deputada federal, decidiu recusar a oferta por motivos pessoais.
Na sexta-feira (6), Lula havia indicado sua intenção de definir rapidamente o novo nome para o Ministério dos Direitos Humanos. A nomeação ocorre após a saída de Silvio Almeida, que deixou o cargo na semana passada em meio a uma denúncia de assédio sexual envolvendo sua então colega, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.