Capital de Santa Catarina aparece com um indicador de 10 assassinatos a cada 100 mil habitantes; atrás de Florianópolis, estão São Paulo e Brasília
O Ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024 é de autoria da startup MySide que utiliza dados do IBGE e do Ministério da Saúde.
(https://myside.com.br/guia-imoveis/cidades-mais-seguras-brasil).
A capital de Santa Catarina aparece com um indicador de 10,0 assassinatos a cada 100 mil habitantes no ano de 2023, colocando-a à frente das demais capitais brasileiras no quesito segurança.
Atrás de Florianópolis, vem São Paulo, com taxa de 11,8 homicídios estimados por 100 mil habitantes; seguida por Brasília, com 14,3 homicídios estimados por 100 mil habitantes.
Já entre as capitais que figuram entre as menos seguras, ou seja, com maior taxa de homicídios em números absolutos, estão: Macapá (AP) em primeiro lugar, com 71,3 homicídios estimados por 100 mil habitantes; Recife (PE) em segundo, com 66,1; e Salvador (BA) em terceiro, com 63,4.
Veja a lista completa:
Florianópolis (SC)
São Paulo (SP)
Brasília (DF)
Cuiabá (MT)
Belém (PA)
Campo Grande (MS)
Curitiba (PR)
Goiânia (GO)
Belo Horizonte (MG)
Porto Alegre (RS)
Rio de Janeiro (RJ)
João Pessoa (PB)
São Luís (MA)
Boa Vista (RR)
Rio Branco (AC)
Natal (RN)
Teresina (PI)
Aracaju (SE)
Manaus (AM)
Fortaleza (CE)
Porto Velho (RO)
Palmas (TO)
Vitória (ES)
Maceió (AL)
Salvador (BA)
Recife (PE)
Macapá (AP)
Florianópolis aparece em 9º lugar entre as cidades mais seguras de SC
Com índice de 10,0 mortes por 100 mil habitantes, Florianópolis aparece em 9º lugar entre as cidades mais seguras de Santa Catarina. A capital fica atrás dos municípios de Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Palhoça, Tubarão, Criciúma, Itajaí e Chapecó.
Jaraguá do Sul figura não apenas como a cidade catarinense com menos homicídios de Santa Catarina, dentre os municípios com mais de 100 mil habitantes, mas também ocupa a 5º posição no ranking geral das cidades brasileiras na categoria.
Fonte: IBGE