A consulta do quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2024 começa nesta segunda-feira (23), a partir das 10h. Serão 511.025 restituições, totalizando R$ 1 bilhão, destinados a contribuintes prioritários e não prioritários. O crédito será realizado ao longo do dia 30 de setembro.
Como consultar o lote?
Para verificar se a restituição está disponível, é preciso acessar o site da Receita Federal. Na página, o usuário deve acessar “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
A receita também oferece orientações e canais de atendimento, permitindo consultas simplificadas ou completas por meio do extrato de processamento no e-CAC.
Não estou incluído, e agora?
Se o contribuinte não estiver incluído neste lote, pode ter caído na malha fina. É essencial monitorar a situação na Receita.
Para verificar problemas na declaração, utilize o extrato de processamento acessível pelo e-CAC. Caso haja pendências, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir as informações.
Pagamento da restituição do Imposto de Renda
O pagamento das restituições é realizado apenas em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Para garantir que não haja prejuízo, o Banco do Brasil oferece um serviço de reagendamento por até um ano após a primeira tentativa de crédito.
Se necessário, o contribuinte pode corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade. Para isso, basta acessar o Portal BB ou ligar para a Central de Relacionamento nos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Ao utilizar o serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração, e aguardar a nova tentativa de crédito.
Caso não resgate o valor da restituição em até um ano, o contribuinte deve solicitar pelo Portal e-CAC no site da Receita, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Foto e fonte: Ministério da Fazenda