A limpeza do Rio Itajaí-Açu, em Rio do Sul, tem registrado resultados significativos, com a remoção de cerca de 15.064,6 metros cúbicos de sedimentos e entulhos. Desde o início das operações, 1.757 caminhões foram utilizados para transportar todo o volume retirado. Nas últimas semanas, o ritmo das atividades foi acelerado, com cerca de 30 caminhões saindo diariamente do local.
Entre os pontos mais críticos, a profundidade do rio foi ampliada de 40 centímetros para cerca de dois metros, especialmente na área entre a ponte Dom Tito Buss e a ponte Governador Ivo Silveira. A obra, que se estende por 8,2 quilômetros, é fundamental para reduzir o risco de inundações.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, destacou a importância da obra para a comunidade. “Como pediu o governador Jorginho Mello ao autorizar a obra, estamos comprometidos em entregar um rio mais seguro para a população. A dragagem do Rio Itajaí-Açu é uma demanda antiga dos moradores e um passo fundamental para evitar novas enchentes como as que ocorreram em 2023”.
Com um investimento de R$ 16,2 milhões do Governo de Santa Catarina, a intervenção também inclui a limpeza das margens do rio, removendo obstáculos como árvores, lama, areia e detritos que dificultam o escoamento das águas.