Xarás de celebridades ou candidatos com nomes curiosos tiveram bom desempenho em algumas cidades catarinenses.
Um exemplo é do candidato Silvio Santos, do PSD. Ele foi eleito como o vereador mais votado em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, com 467 votos. Ele já havia sido eleito para o cargo em 2020 e agora irá para o segundo mandato consecutivo.
Outro caso foi o da agora vereadora eleita Janja, do PP, de Passo de Torres. A xará da primeira-dama foi a quarta vereadora mais votada do município, com 392 votos. Esta foi a primeira vez que ela disputou um cargo público, segundo as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em São Cristóvão do Sul, a menor cidade de Santa Catarina, Faustão foi eleito vereador como o quinto mais votado, com 140 votos. Esta é a quinta vitória seguida de Faustão para o cargo.
Quem também “chegou” na função de vereadora foi Ludimila, do PL, em Bom Jardim da Serra. Sétima mais votada, ela recebeu 215 votos e irá para o segundo mandato. No parlamento, terá a companhia de Perpétua, também eleita neste domingo, pelo PL e que também recebeu 215 votos. Perpétua – adivinhe – também irá para o segundo mandato.
Para proteger a população nos legislativos municipais foram eleitos Shazan (PSD), vitorioso em Catanduvas com 410 votos, e Giraia (MDB), em Dona Emma, dono de 124 votos na eleição deste domingo.
A bancada do esporte também terá força em cidades do interior catarinense a partir de 2025. Em Imbituba, Ronaldinho (MDB) irá para o primeiro mandato após ficar como suplente em três eleições seguidas. Em Lacerdópolis, Romário (MDB) foi escalado pelos eleitores para seu primeiro mandato na Câmara. Ele foi o quarto mais votado na cidade, com 120 votos, cinco a menos do que seu futuro companheiro de parlamento – o “Pexe” (PP).
Entre os xarás de esportistas eleitos no Estado ainda há Pelé (MDB), vereador que recebeu 3,4 mil votos em Joinville e irá para um segundo mandato, e Pedro Barros – não o skatista, mas um servidor aposentado eleito pelo PL para o primeiro mandato de vereador em Caçador.
Como contraste aos casos de xarás bem-sucedidos, alguns não tiveram a mesma sorte. Milei de Floripa (PL), por exemplo, terminou como suplente na disputa por uma vaga de vereador na Capital. Chico Norris (PL), candidato a vereador em Pouso Redondo, Coringa (PSDB), de Itá, e Sherek (PSD), em Tangará, também não conseguiram o almejado mandato. O mesmo ocorreu com Tony Ramos (PODE), de Caçador, e Roberto Carlos Cover (PODE), de Florianópolis.
Veja outros homônimos de famosos e personagens que foram eleitos na votação deste domingo em cidades de Santa Catarina:
Cazuza (PSD)
Eleito vereador em Apiúna
Votos: 383 votos
Shazan (PSD)
Eleito vereador em Catanduvas
Votos: 410 votos
Alex Cebolinha (PP)
Eleito vereador em Chapadão do Lageado
Votos: 147 votos
Angélica (PODE)
Eleita vereadora em Celso Ramos
Votos: 149 votos
Chorão (Cidadania)
Eleito vereador em Cerro Negro
Votos: 166 votos
Giraia (MDB)
Eleito vereador em Dona Emma
Votos: 124 votos
Baitaca (MDB)
Eleito vereador em Ponte Alta do Norte
Votos: 102 votos
Fonte e foto: TSE, TER e ND Mais