Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19, foi identificada em Santa Catarina, São Paulo e no Rio de Janeiro. Chamada de XEC, a linhagem pertence à variante Omicron, e vem se espalhando pelo mundo. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi o primeiro a achar a linhagem em amostras de dois pacientes moradores da cidade do Rio de Janeiro, diagnosticados com Covid-19 em setembro.
O Ministério da Saúde foi notificado sobre a nova linhagem, e as sequências genéticas decodificadas foram depositadas na plataforma online Gisaid. Após isso, a linhagem foi identificada também em São Paulo e em Santa Catarina.
Em Santa Catarina, a linhagem XEC foi encontrada em duas amostras, coletadas em setembro. A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Covid-19 em Santa Catarina
De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do Estado em 5 de outubro, Santa Catarina registrou 1.032 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 este ano. Foram 118 óbitos.
Fonte e foto: Secretaria de Estado da Saúde